segunda-feira, 31 de maio de 2010

TCC = PF = Correria Total

    Estando nas vésperas de terminar o meu curso de eletroeletrônica, cujo faço desde 2008, tenho que preocupar-me com o TCC, ou seja, o Trabalho de Conclusão de Curso, ou melhor, PF, o Projeto Final, que determina quem será aprovado ou reprovado. Esse projeto é muito importante, pois engloba todo o conhecimento de 2 anos de curso.
     Desde o primeiro módulo, a sigla "TCC" era quase que um pesadelo para minha turma. Os professores se referiam a ela com um toque de terror e algo a mais que nunca consegui identificar o que era. Para quem não sabe o que é, eu explico exatamente o que é o TCC.
     Bom, o TCC consiste basicamente (olha que eu tô sendo modesta) em um grupo de alunos colocarem em prática um projeto, montá-lo e apresentá-lo  para uma bancada de professores. Porém, aí vem as condições: esse grupo de alunos tem que ter no máximo 4 integrantes; o projeto tem que ter uma boa quantidade de conhecimentos do curso, lembrando todos os módulos; tem de ser montado uma maquete que esteja funcionando perfeitamente, para ser apresentada aos professores da bancada; tem de ser entregue um relátorio que indique todo o funcionamento, os procedimentos, os materiais e o custo do projeto; a bancada de professores é composta por um professor da escola que não seja o habitual, porém que seja da mesma área, mais dois que são da área também, mas que não são da mesma instituição; o projeto tem que ser apresentado a esses professores, e será sujeito a interrupções a qualquer momento para perguntas e indagações por estes.
     É tanta coisa pra fazer que não tá escrito no gibi. Sério. Podem até estarem pensando "Acho que a Natthy tá fazendo tempestade em copo d'água, porque nem é tanta coisa assim." Mas é sim. Ainda mais quando num trabalho com 4, há apenas 2! Sim. Aconteceu isso no meu grupo. Ele era o único que tinha 3 integrantes, aí o meu colega resolveu, ainda não sei a razão, cancelar a matrícula faltando um mês pra acabar o curso. Um mês. Um mês... Não dá pra entender mesmo.
      Muitos devem estarem se perguntando "Afinal, qual é o projeto dela que ela nunca fala?". Bom, meu projeto é um Transportador Vertical, ou seja, um elevador. Bem simples. Só pra fazer a representação dele mesmo. Ele terá 3 andares. Eu serei encarregada de fazer a parte lógica dele, que é feita num programa chamado MasterTool. Mas para que lógica? A lógica é quase o cérebro do elevador. Ela é feita nesse programa, que transmite para o CLP (Controlador Lógico Programável). No CLP serão feitas as ligações para a placa com as ligações eletrônicas da maquete do elevador, fazendo-o funcionar. As lógicas servem para indicar todas as possibilidades possíveis da cabina do elevador subir ou descer. Se alguma ficar de fora, e alguém precisar, por exemplo, ir do 2° andar para o 3° e essa lógica não estiver ativada no programa, simplesmente o CLP não identificará o comando, não havendo movimento. Essa é a minha parte. Claro, também ajudarei meu colega no que for necessário na montagem da maquete. Lembrando que eu terei de fazer o relatório também. Mas vamos ver no que vai dar. Eu espero receber um "APTO" da bancada. Postarei mais novidades do meu projeto.

Bjs da Natthy

Nenhum comentário:

Postar um comentário